CONTATO

ENVIe UMA 

MENSAGEM  AGORA!

Adoro me comunicar, sou prático, sociável e profissional... então deixe sua mensagem, seja ela uma sugestão, dúvida, crítica ou um simples Olá!

Habilidades, Competências e Talento

Para simplificar, habilidade é uma capacidade aprendida, por experiência ou treinamento, para um fim especifico. As competências seriam um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados, permitindo que você realize efetivamente algo, um trabalho, uma ação. Por exemplo, você pode ter uma grande gama de conhecimento de como dirigir, saber direção defensiva, sinais de transito, legislação, etc. 


Ao entrar no carro e coordenar ações motoras e cognitivas, aplicando suas capacidades, é o que determinará sua competência. A habilidade de dirigir virá com os aprendizados, fazendo com que a competência se traduza em ação prática correta. Ambas, habilidades e competências dependem de grande dedicação de aprendizado, treinamento, experimentos, erros e acertos até que se concretizem. 


Desenvolve-se habilidades e competências com cursos, vídeos, leituras, estudos, mentorias, palestras, e principalmente com prática constante. Reconhecer quais são as habilidades e competências que você possui e as que lhe faltam exige uma coisa chamada de autoconhecimento. 


O autoconhecimento exige a verificação de quais são as habilidades e competências que você possui para chegar ao seu objetivo. Uma vez motivado em aprender alguma coisa, e certo da sua capacidade, o que então lhe falta? Provavelmente a habilidade. Habilidade em conhecer a fundo aquilo que você deseja aprender. 


Caso seja um instrumento musical, ler uma partitura, identificar as diferentes notas musicais, entender de afinação, ritmo, harmonia, estrutura do instrumento, etc. Será necessário muitas horas dedicando-se a adquirir a competência para disparar os sons que você deseja. Para realizar um projeto, uma meta, uma ação bem sucedida, fundamental ter desenvolvido suas habilidades e competências para isso.


Onde fica o Talento

Muitos irão falar nessas horas sobre talento. O famoso “ele conseguiu por que tem talento para isso”. Ou ainda, “ eu não tenho talento para isso”, “ não levo jeito para essa coisa”. Pode até ter um pouco de verdade. 


O talento pode até facilitar. Porém, nada impede de você conseguir algo, mesmo não tendo o talento nato que alguns possuem. Lembre-se disso: Talento sem esforço é potencial desperdiçado. Todos somos capazes de desenvolver habilidades e competências que permitem nos aproximar muito das metas desejadas. Ter talento para algo não significa que necessariamente este “algo” irá acontecer. 


Assim como “não ter talento”, significa nunca alcançar. Nos diversos pilares da vida, precisamos considerar então o quanto somos habilitados e competentes para alcançar algo. Não no talento. Treinamento adquirindo habilidades e competências, reconhecer seus propósitos, planejar certo, ter persistência, fortalecer crenças positivas de realização, farão toda diferença na hora de desenvolver o seu talento. Dúvidas de como fazer isso ? Experimente os esclarecimentos de um coach que com certeza você conseguirá.