CONTATO

ENVIe UMA 

MENSAGEM  AGORA!

Adoro me comunicar, sou prático, sociável e profissional... então deixe sua mensagem, seja ela uma sugestão, dúvida, crítica ou um simples Olá!

Habilidades/competências são fundamentais

Muitos de nós criamos desejos de realizações em diversos pilares da vida. Projetamos sonhos, criando diversos cenários a serem alcançados. Mas muitas vezes ignoramos as habilidades e competências necessárias. 


Muitos desejam uma casa linda, filhos em boas escolas, um relacionamento dos sonhos, alto salário ou possibilidade de viagens maravilhosas. Outros, uma vida espiritual sublime, uma família harmoniosa, um carro fantástico, cursos de excelência, amigos fiéis para toda vida. 


Também aqueles que desejam sucesso no trabalho, uma equipe de excelência, o exercício de uma liderança eficaz e transformadora. Esses e tantos outros sonhos de vida podem fazer parte da lista de metas de qualquer um, em qualquer tempo. Muito mais do que desejos, eles precisam ser uma realidade vivenciada por quem os estabelece como metas e objetivos. 


A questão está na concretização, na sua realização efetiva, saindo da idealização dos projetos e passando para uma realidade. Definir metas de forma correta, ter propósitos bem definidos, reconhecer valores pessoais, construir bons planos de ação, tudo é fundamental. Porém, muitos se esquecem de algo essencial, chamado de “habilidades e competências”. Não adianta sonhar, planejar, tentar agir, sem que associado a tudo isso existam a presença de habilidades e competências específicas.


Querer não é Poder

O querer por si só não te leva de forma efetiva para as suas realizações. Ter as condições materiais e não ter motivação e crenças positivas, também não resultará em nada. Existindo propósito, condições materiais, crenças de capacidade e merecimento, mas sem haver habilidades e competências para agir, certamente fracassamos. Imagine um simples violão. Estes, que muitos tocam pelas esquinas. 


Caso te entreguem um violão, você acha que consegue tocar alguma musica? Fazer algum som com algum sentido musical? Se você nunca tocou um violão, a resposta provável é “não”. E por que não? Você por acaso tem uma descoordenação motora ao ponto de não conseguir fazer nada? Não consegue enfiar uma chave em uma fechadura? Não consegue dar um passo sem tropeçar? Não consegue marcar um ritmo batendo palmas enquanto cantarola uma musica? Não sabe ao menos cantarolar uma musica? Provavelmente não é o caso. 


O que falta então para você pegar nesse instrumento e conseguir tocar uma musica? O que esta entre a vontade de fazer algo, tocar o violão, e efetivamente isso acontecer, tocar uma musica ? Estudo, treino, dedicação, persistência, ou seja, desenvolver habilidades e competências necessárias para alcançar o objetivo: tocar o violão.


Propósitos e Crenças Positivas

Existe algo que antecede o desenvolvimento de habilidades e competências para metas efetivamente sejam alcançadas, que se chama motivação, propósito. Mas será que você tem algum desejo de tocar um violão ? Tem um propósito ? Vontade ? Para começar um projeto, alcançar metas, o ponto de partida deve ser o seu propósito para isso. 


Poucos pensam nisso. Ter uma motivação, um propósito, vai te levar a querer realizar algo, e isso é fundamental como ponto de partida. Outro ponto fundamental para que metas possam ser realizadas, esta na sua forma de representações internas de crenças e possibilidades. 


Você acredita mesmo que pode tocar violão? Você se vê capaz? Se acha inteligente o suficiente para isso? Qual seria sua percepção hoje de quem você é, do que é capaz de fazer a respeito disso? Será que acha que não tem coordenação motora? Não tem ritmo? Talvez você ache que sua inteligência é limitada para aprender violão. Talvez você até queira, deseje algo na sua vida, mas cria algumas “historinhas internas” que na verdade mascaram suas crenças limitantes.


MCaso sejam essas as suas verdades, assim será. Seu cérebro sempre vai acreditar nas historia que você conta para ele. Ao acreditar que pode fazer algo ou que não pode fazer algo, você sempre estará certo. 


Isso é sua verdade (crença). Significa um modelo de representação de quem é, do que é capaz de fazer e do que é merecedor de receber. 


Isso irá determinar resultados e possibilidades em tudo na sua vida. São as qualidades das crenças pessoais que você carrega que farão você ser ou alcançar ou mesmo nunca realizar. Lembre-se dessa frase: toda crença é autorrealizável. 


Aquilo que você acredita, passa a ser a sua verdade, e assim será. Ressignificar crenças pode ser a grande dificuldade de muitos, mas é fundamental para suas grandes realizações. E, um coach com boa formação e competência pode ajudá-lo neste passo fundamental do processo. 


Experimente ! Estou certo de que vai gostar.