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6 Dicas Para Entrar Em Forma...


Embora a determinação seja fundamental ao decidir entrar em forma, se não estivermos acostumados com o exercício, teremos que adaptar a atividade às nossas possibilidades. 


Assim como você, muitas pessoas estão em busca de dicas para entrar em forma e melhorar muitos aspectos de sua saúde e corpo. Embora não seja uma tarefa realizada de um dia para o outro, ela pode ser alcançada com uma mudança no estilo de vida. O problema é que muitos não têm paciência para ver os resultados chegando e, embora tenham a iniciativa, acabam desistindo diante das dificuldades que aparecem.


Ou pior .... acabam partindo para estes sites "fantásticos", dietas da moda, blogueiros mágicos e outros artifícios que oferecem soluções mirabolantes em pouco tempo e sem esforço. Esqueça isso!!! Se fosse REAL, não haveria tantas pessoas descontentes com sua saúde e forma física. Não é mesmo?


Fora a sensação de derrota, desânimo, frustração,... quando a tal "mágica" não dá certo e tudo volta a ficar ainda pior. Já passou por isso? Muitos de nós já passamos e tivemos esta experiência desagradável.


O certo é que, para atingir nossos objetivos nesta vida, em qualquer área, é fundamental ser disciplinado em todos os aspectos e, principalmente, ser constante com cada um dos esforços que forem necessários. Considerando que agora muitos estão em busca desse objetivo, hoje queremos compartilhar 6 dicas para entrar em forma, ganhar força física, ficar com o corpo mais bonito e saudável e o principal:  ser capaz de manter! Então, vamos lá!



1. Conheça a si mesmo


Antes de adotar um plano para entrar em forma, é essencial solicitar a ajuda de um profissional para avaliar seu estado físico e as possíveis limitações em certos exercícios. Sair como um louco e ignorar este passo pode levá-lo a lesões ou doenças que, sem dúvida, evitarão que seu plano desejado seja atingido e colocará tudo a perder.


  • Você não tem obrigação de saber tudo! Iniciar uma atividade física sem as devidas orientações pode ser um grande tiro no pé. Assim, busque um local com boas referências. Que ofereça todas as orientações e acompanhamento necessários para que você se desenvolva de forma saudável, rápida e segura.
  • Uma avaliação corporal permitirá que você conheça seu estado atual: peso, massa muscular, gordura corporal, quantidade de calorias necessárias, como estão suas articulações e o risco de lesões.
  • Também é importante visitar seu médico e conhecer suas condições clínicas atuais - pressão sanguínea, frequência cardíaca e outras referências importantes.
  • Esses aspectos, em conjunto, serão fundamentais para programar um plano adequado para cada uma das suas necessidades. Não existem 2 pessoas iguais; os treinamentos também devem ser específicos para cada pessoa.


2. Mantenha-se sempre ativo


Para melhorar sua aptidão física em geral e, é claro, controlar seu peso corporal, aumentar sua massa magra e melhorar suas formas corporais, é necessário colocar o estilo de vida sedentário de lado e manter-se ativo o máximo possível. A adoção de um plano de treinamento físico pessoal, somado a um acompanhamento de um profissional qualificado, contribui, em pouco tempo, para alcançar resultados significativos.


  • É essencial combinar exercícios aeróbicos (Caminhada, Corrida, Bike, Natação, Hidroginástica), com atividades de resistência e força (Musculação, HIIT, Localizada, Funcional)
  • Tanto quanto possível, o ideal é ter o apoio de um profissional, não só para executar os exercícios corretamente, mas para ter alguém que fique constantemente nos motivando a alcançar os objetivos.


Muito Importante !


Não basta apenas um plano de treinamento. É seu direito e exija sempre acompanhamento de um profissional competente para acompanhá-lo.

Isso corresponde a 70% do sucesso  na obtenção dos seus objetivos. Com toda segurança e sem lesões ou traumas.



Para o plano de exercícios ter resultados, é essencial combiná-lo com uma dieta saudável e equilibrada e com todos os requisitos nutricionais que o corpo necessita. Cada pessoa tem certas necessidades com base no peso, altura, idade e condição física. No entanto, as regras gerais são:


  • Limite o consumo de alimentos processados, açucarados ou com alto teor de sódio.
  • Evite o excesso de gorduras saturadas ou alimentos fritos.
  • Aumente o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais.
  • Garanta a absorção ideal de proteínas de alto valor biológico (carne magra, peixe ou leguminosas, entre outros).
  • Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes.
  • Coma cinco pequenas porções de comida, em vez de três porções grandes.


4. Tome um bom café da manhã


Seguindo os conselhos anteriores, é essencial mencionar separadamente a importância de consumir um bom café da manhã todas as manhãs. Esta primeira refeição do dia funciona como fonte de “combustível” para as células do corpo e, portanto, é necessária para ativar o metabolismo e ter um bom desempenho físico e mental. Pular o café da manhã gera uma sensação de fadiga durante as atividades esportivas e, muitas vezes, desencadeia episódios de ansiedade por comer nas horas seguintes.


  • Um bom café da manhã deve conter 25% do total de calorias diárias recomendadas.
  • Deve incluir fontes de fibra dietética, antioxidantes e proteínas.

O consumo diário de água é um dos hábitos mais importantes para manter a saúde. No entanto, quando você pratica esportes, é ainda mais essencial garantir um consumo adequado de líquidos. Durante o exercício o organismo fica desidratado e perde, através do suor, sais minerais e substâncias que são necessárias para algumas das suas funções. Portanto, para não sofrer de desidratação, devemos consumir líquidos com eletrólitos e glicose.


  • O ideal é beber de 6 a 8 copos de água por dia.
  • Recomenda-se o consumo de bebidas isotônicas e de frutas.
  • Também é válido tomar sucos naturais de frutas, chás e limonadas.


6. Seja constante


Ser constante e ter disciplina são os aspectos mais importantes para ficar em forma sem falhar na tentativa. Desde o início é essencial saber que, para alcançar su objetivo, os esforços devem ser permanentes. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do metabolismo, condição física e hábitos. Portanto, você não pode esperar obter resultados da noite para o dia, ou em pouco tempo, mesmo quando outros tenham conseguido.


  • Cada organismo trabalha de maneiras diferentes e, em geral, o corpo exige um período de adaptação para transformar o exercício em uma rotina.
  • Você não pode começar com um plano de treinamento com alto nível de intensidade:  o processo é feito gradualmente. Por isso a importância de um bom acompanhamento.


PARABÉNS PELA SUA ATITUDE!!!


Se você chegou até aqui é sinal de que você está em busca de uma vida melhor. Não importa se você deseja emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar seu condicionamento físico ou melhorar suas taxas metabólicas. O importante é que você já tomou a decisão certa: matriculou-se na Academia! E, com certeza, com sua força de vontade e nosso acompanhamento, alcançará os resultados desejados.   Siga todas estas dicas para entrar em forma e comece a aproveitar os benefícios de manter um estilo de vida saudável.


E... Conte sempre com a gente!